A lipoplastia facial, ou bichectomia, consiste na retirada (geralmente parcial) das bolsas de gordura malares, também conhecidas como Bolas (ou Bolsas) de Bichat. Descritas por volta de 1800 pelo anatomista Xavier Bichat, essas bolsas localizam-se profundamente na face, na transição entre o terço médio e inferior do rosto, abaixo do osso malar ou da “maçã do rosto”. A sua retirada promove então uma depressão na região das bochechas, definindo melhor o rosto e os traços faciais.
Bochechas
BICHECTOMIA
Acredita-se que a função dessas bolsas é auxiliar durante a fase de amamentação, já que a sua presença facilitaria a sucção dos lactentes (percebe-se até como as bochechas dos lactentes são maiores do que de crianças mais velhas). Assim, a sua remoção na idade adulta não traz nenhum prejuízo funcional.
Bichectomia - Quando devo considerar?
Antes e Depois
vamos agendar uma consulta?
Sou um bom candidato para o procedimento?
Essencial: estar em bom estado de saúde, não fumar e ter expectativas realistas;
Insatisfação com o volume muito grande das bochechas;
Em faces não muito largas, o resultado será mais discreto;
Não possuo a face já emagrecida – com o passar dos anos a face pode ficar com aparência ainda mais magra se for realizado o procedimento;
Não possuo o rosto largo por outros motivos, como hipertrofia do músculo da mastigação (masseter) – considerar o uso de toxina botulínica.
Objetivos
Melhorar a definição das linhas faciais, deixando o rosto mais delicado e retangular;
Melhorar a harmonia do rosto, tornando a face mais delicada;
Conseguir o “efeito blush” – maçãs do rosto parecem mais proeminentes e o rosto mais fino.
Como é realizada
O cirurgião inicia o procedimento por via intrabucal, identificando primeiramente o ducto da glândula parótida (Stenon) para posicionar a incisão numa distância segura do ducto, por dentro da bochecha. Com manobras finas e delicadas, as bolsas de Bichat são identificadas, tracionadas e retiradas. Devido à relação anatômica importante com vasos sanguíneos e com ramos do nervo facial (responsável pela movimentação dos lábios), optamos por realizar esse procedimento sempre em ambiente hospitalar pela maior segurança para os pacientes.
Anestesia
Preferência por local com sedação, já que apenas anestesia local pode trazer algum desconforto.
Duração
O procedimento dura de 30 a 60 minutos.
Internação
Regime ambulatorial, com alta em torno de 2 horas após o término do procedimento.
Cicatrizes
Pequenas e posicionadas dentro das bochechas. Não são perceptíveis externamente.
PÓS-OPERATÓRIO E CUIDADOS
Evitar sol nos primeiros 30 dias. Uso de compressas geladas nos primeiros 5 dias. Caminhadas, exercícios respiratórios e com os membros inferiores são estimulados já desde o primeiro dia.
Inchaço e equimoses são comuns na primeira semana (o edema algumas vezes chega a ser bem intenso). O retorno ao trabalho, se não exigir esforços, é possível dentro de 4 a 7 dias. Atividades físicas e esforços só são liberados a partir dos 30 dias.
Dor e desconforto temporários, tratados com analgésicos simples. Inchaço, equimoses e diminuição da sensibilidade em alguns locais, com resolução gradual.
Observações
Algum resultado começa a ser percebido com 2 semanas. O resultado final só vai ser atingido em torno de 6 meses.
Algum resultado começa a ser percebido com 2 semanas. O resultado final só vai ser atingido em torno de 6 meses.