Toxina Botulínica
Tratamento para Rugas
tRATAMENTO PARA RUGAS
Consiste na aplicação da toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum (industrializada, purificada e em doses que não causam doenças). É o procedimento estético mais realizado hoje no Brasil e no mundo. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo os músculos e suavizando as rugas faciais indesejadas.
Toxina Botulínica - Quando devo considerar?
Se você possui rugas (rítides) entre os olhos, com aparência de cansada, brava, triste ou chateada;
Se suas expressões faciais acentuam rugas ao redor dos olhos ou na testa (fronte);
Se você necessita suavizar rugas no pescoço, elevar os cantos da boca e elevar as sobrancelhas – são possíveis com técnicas mais avançadas;
Se você possui rugas no nariz, ao redor dos lábios ou na região do queixo.
Antes e Depois
vamos agendar uma consulta?
Sou uma boa candidata para o procedimento?
Essencial: estar em bom estado de saúde e ter expectativas realistas;
Está desenvolvendo linhas de expressão e rugas com os movimentos comuns da face;
Dependendo da sua genética, isso pode ocorrer já entre 25-30 anos, como também somente após os 40 anos;
Se você tem tendência a formar rugas, o procedimento pode ser realizado como medida preventiva para que essas rugas não se tornem mais profundas;
Detalhe: algumas rugas profundas e sulcos naturais da face acentuados com o envelhecimento são melhores tratados com preenchimentos, enxertos de gordura ou mesmo cirurgia.
Como é realizada
Após a avaliação da anatomia de cada paciente, é realizada a aplicação com algumas punções na pele nas áreas específicas a serem tratadas.
Anestesia
Tópica (pomada anestésica).
Duração
O procedimento dura de entre 10 e 30 minutos, dependendo das áreas a serem tratadas.
Internação
Realizado em consultório, com alta imediata.
Cicatrizes
A aplicação de toxina bot. não deixa cicatrizes.
PÓS-OPERATÓRIO E CUIDADOS
A paciente não deve esfregar o local ou abaixar a cabeça por 4 horas.
Os efeitos terapêuticos iniciais tornam-se visíveis em 48-72 horas, com um pico de ação em torno do décimo dia. O retorno às suas atividades é imediata. Atividades físicas devem aguardar pelo menos 24 horas.
Observações
As pacientes que estiverem grávidas ou em aleitamento não devem realizar esse procedimento pela falta de evidência científica de segurança. A bula do produto, inclusive, contraindica o seu uso durante a fase de aleitamento materno e orienta considerar o risco-benefício do uso durante a gestação. Eu, particularmente opto por não realizar esses procedimentos em nenhuma das fases da gestação ou do aleitamento materno.
Para complementar as informações contidas aqui, acesse o site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br) e busque pelo seu procedimento.