As cicatrizes surgem por diversos motivos, desde os mais simples, como um trauma na pele ou por sinais deixados pela acne, até os mais graves como queimaduras, acidentes e cirurgias.
Qualquer ferimento que aconteça externamente na pele, dependendo da profundidade, pode resultar em uma cicatriz. Embora ela seja esteticamente ou funcionalmente incômoda para muitas pessoas, é considerada uma parte importante da recuperação de alguma lesão. Afinal, a cicatriz é formada por um tecido mais fibroso que tem a função de substituir a pele danificada.
Processo de Cicatrização
A cicatrização é o resultado da formação de um novo tecido. A evolução normal das fases de cicatrização ocasiona, normalmente, uma cicatriz final com bom aspecto estético e funcional. Entretanto, qualquer interferência nesse processo pode levar à formação de cicatrizes inadequadas, alargadas e pigmentadas.
Tipos de Cicatrizes
Há diversos tipos de cicatrizes como: Cicatriz Normotrófica, Cicatriz Atrófica, Cicatriz Hipertrófica e Queloide. Saiba mais detalhes sobre cada uma delas abaixo:
Cicatrizes Normotróficas
Considerada a mais comum, a cicatriz normotrófica adquire a mesma cor e até mesmo a textura da pele, porém ainda deixa uma leve marca no local lesionado por corte ou algum acidente. Estas cicatrizes surgem, ocasionalmente, após machucados não tão complexos ou geralmente após procedimentos cirúrgicos. É considerada uma cicatriz de boa qualidade.
Cicatrizes Atróficas
Este é o tipo de cicatriz surge independente de fatores genéticos e devido à perda de estruturas subjacentes que dão apoio e firmeza à pele, como músculo e gordura, deixando uma espécie de depressão na região. A cicatriz atrófica costuma ser mais frequente nos casos de acne, cirurgias e acidentes.
Cicatrizes Hipertróficas
Com textura elevada, avermelhada, mas que não vai além da lesão, as cicatrizes hipertróficas são aquelas que ocorrem quando a produção de colágeno do organismo está anormal. Isso faz com que a aparência da região lesionada tenha uma textura maior em relação à pele ao redor. Apesar de ser confundido com a cicatriz queloide, esse tipo de cicatriz é raro, pois tem componentes hereditários associados.
Queloides
As Queloides são cicatrizes que não param de crescer, indo, desta forma, muito além do tamanho inicial da lesão. Este aumento sem regulação acontece devido ao organismo não cessar o estímulo à produção de colágeno, podendo ter relação com os aspectos raciais (é mais comum em orientais e afrodescendentes) e genéticos.
Tratamentos das Cicatrizes
Embora sejam respostas naturais do nosso corpo, as cicatrizes podem causar um grande incômodo e, dependendo da localização, tamanho e aspecto, pode prejudicar a autoestima e autoconfiança de cada um.
Atualmente existem diversas técnicas que melhoram o aspecto das cicatrizes, mas como as suas formas são variáveis, os tratamentos para cada uma delas também podem ser distintos.
As Cicatrizes Queloides, Hipertróficas e Atróficas genericamente podem ser tratadas, conforme o caso, com curativos compressivos, placas de silicone, produtos tópicos, injeções de corticoides e, dependendo da gravidade, cirurgia de reparo da cicatriz associada a outros tratamentos, com a finalidade de prevenir o ressurgimento de novas cicatrizes.
Correção Cicatricial
Indicada para vários tipos de cicatrizes, a Correção Cicatricial é uma cirurgia plástica bastante eficaz para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz que não tenha sido resolvida por meio de outros tratamentos. A finalidade da técnica é corrigir irregularidades na textura, tamanho ou cor, proporcionando à pele um aspecto mais uniforme.
Lembrando que cada caso deve ser avaliado individualmente para se definir qual é a técnica mais adequada para a correção da sua cicatriz. Consulte-se com um médico especializado!
Referências
Correção de Cicatriz
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/correcao-de-cicatriz/
Conheça os tipos de cicatrizes
https://www.shytobuy.com.br/tipos-de-cicatrizes.html
Cicatrizes Hipertróficas e Queloides
http://www.rbcp.org.br/details/123/cicatrizes-hipertroficas-e-queloides
Comment