Para a maioria das pessoas, a chegada do verão significa férias, sol, praia, piscina e calor.
Mas a estação mais esperada do ano por alguns também exige atenção e cuidados com o corpo, principalmente se você realizou uma cirurgia plástica recentemente.
Embora o sol também traga benefícios à saúde, sabemos que quando a exposição a ele é feita em excesso e incorretamente, pode causar prejuízos à pele e à recuperação de um procedimento.
Para quem realizou ou pensa fazer uma cirurgia plástica, é possível que a exposição solar atrapalhe o processo de cicatrização e mesmo o resultado final da cirurgia se não forem tomadas as devidas precauções.
Ou seja, é possível sim realizar uma cirurgia plástica durante o verão. Porém, você vai necessitar de alguns cuidados especiais para que tenha um bom processo de recuperação.
Fique tranquila na hora de decidir a melhor época para sua cirurgia plástica
É importante ressaltar que não há motivos para preocupação para as pessoas que desejam realizar uma cirurgia plástica e só possuem essa época do ano devido as férias.
Se este for o seu caso, separei abaixo as principais recomendações que podem ser seguidas para garantir um pós-operatório saudável, mesmo no verão. Confira:
• Após a cirurgia plástica não se exponha diretamente ao sol pelo período determinado pelo médico, que costuma ser de pelo menos um mês ou até que todas as equimoses desapareçam. Sempre que o fizer, deve-se utilizar Protetor Solar com FPS maior que 30 em toda a região operada, incluindo as cicatrizes, que devem também estar sempre cobertas com as roupas. Esses cuidados podem se estender por 3 a 6 meses de pós-operatório;
• O processo de cicatrização é prejudicado muitas vezes no verão porque a exposição direta ao sol após uma cirurgia plástica propicia o aumento do edema (inchaço), vermelhidão no local da cirurgia, vasodilatação, aumento da dor, aparecimento de manchas na pele e pigmentação das cicatrizes;
• É recomendável não entrar nas águas de piscinas ou praias no início da recuperação e durante o tempo orientado pelo médico, já que esse contato pode aumentar o risco de infecções;
• No verão, os cuidados quanto à hidratação deve ser ainda mais intensos, com a orientação de que a paciente deve ingerir mais de três litros de líquidos diariamente nos primeiros dias, principalmente após cirurgias maiores como a lipoaspiração ou abdominoplastia;
• Para muitos pacientes usar a cinta ou o sutiã pós-cirúrgico é um grande desconforto, especialmente no calor. Porém o uso contínuo destes acessórios, inclusive no primeiro mês após a cirurgia, é de suma importância e ajuda na modelagem do corpo e na prevenção de fibrose. Atualmente, existem tecidos mais leves e com melhor tecnologia. Pergunte ao seu médico.
Dica especial
Todos os desconfortos que o verão pode causar após uma cirurgia plástica, como o inchaço ou incômodo causado pelo uso da cinta ou sutiã podem ser gerenciados com mais facilidade durante épocas de temperaturas mais baixas.
Entretanto, mais importante do que estes fatores, está a disponibilidade de tempo e logística adequada para cumprir o pós-operatório adequadamente. Então, é preferível realizar a cirurgia plástica nas férias de verão e ter tempo suficiente para se recuperar, em vez de esperar pelo inverno e não cumprir o pós-operatório conforme prescrição médica porque precisa, por exemplo, voltar ao trabalho imediatamente ou antes do recomendado.
Lembre-se que paciência, segurança e disciplina são os pontos fundamentais para obter os resultados satisfatórios que espera da sua cirurgia plástica.
Agende uma consulta e venha esclarecer todas as dúvidas que ainda restam sobre o assunto!
Referências
Plastic Surgery Recovery During the Summer
https://www.clintonplasticsurgery.com/plastic-surgery-recovery-summer/
Seasons of Beauty: Planning Your Cosmetic Surgery
É recomendável fazer cirurgia plástica no verão?
Cirurgia Plástica no verão
Comment