O Preenchimento Labial é uma alternativa para todas as mulheres (e também homens) que procuram ter lábios mais harmoniosos e atraentes. Se você acha que seus lábios são muito pequenos, desproporcionais ou sem volume, este procedimento estético pode ser uma excelente opção na busca por uma aparência facial mais atraente e para melhorar sua autoestima.
Saiba quando o Preenchimento Labial é indicado
O preenchimento labial pode ser indicado para pessoas que desejam lábios mais bonitos e volumosos, com proporções mais adequadas entre os lábios superior e inferior e/ou para aquelas pessoas cujos lábios se tornaram mais finos e “murchos” ao longo dos anos.
O preenchimento labial pode ser feito em pessoas de diversas faixas etárias, mas a idade mais comum é sem dúvida entre os 20 e 50 anos. Menores de 18 anos devem ter autorização do seu responsável para realizá-lo. Já para gestantes, o procedimento não é recomendado, assim como para pacientes com presença de infecções, como o herpes labial.
Aplicação do preenchimento labial
O procedimento é realizado no consultório médico e dura aproximadamente 30 minutos. Geralmente é realizada uma anestesia tópica (cremes) uma hora antes da realização do procedimento para que, dessa forma, a aplicação se torne mais confortável e praticamente indolor.
Após esse passo inicial, o ácido hialurônico é injetado com pequenas agulhas ou microcânulas. O ácido hialurônico é o produto mais comumente aplicado no preenchimento labial.
Tipos
Existem basicamente os preenchimentos labiais absorvíveis e permanentes.
Dentre os absorvíveis podemos citar:
Ácido Hialurônico: é uma substância produzida pelo próprio organismo, com mínima chance de causar alguma reação adversa. É o produto mais previsível e seguro, promovendo um aumento natural e uma hidratação dos lábios;
Gordura: também é uma opção segura por ser material do próprio paciente, sem risco de rejeição e alergias. A desvantagem é que a gordura pode ser absorvida de maneira imprevisível, dificultando o controle dos resultados, além de requerer um procedimento cirúrgico de lipoaspiração. Por isso, geralmente é associado quando já está se realizando outro procedimento, normalmente faciais.
Dentre os inabsorvíveis, destaca-se o PMMA (Polimetilmetacrilato), procedimento conhecido como bioplastia. A promessa de efeito definitivo e valores mais acessíveis contrastam com os riscos de aplicar esse produto sintético, que pode gerar reações inflamatórias importantes, granulomas e sequelas complexas. Em minha prática, não utilizo esse produto.
Duração
No caso da aplicação de ácido hialurônico, o preenchimento labial dura de seis meses a um ano, dependendo do produto utilizado e de cada paciente. O preenchimento com gordura costuma ser reabsorvido em parte no primeiro ano (até 70%), mas o que não é reabsorvido costuma permanecer definitivamente.
Após o procedimento, é importante ter alguns cuidados como: não usar maquiagem, não fazer esforço físico, não se expor ao sol e não ficar mordendo os lábios após a aplicação. É recomendado o uso de gelo para controle do edema.
Outro ponto positivo da aplicação do ácido hialurônico é que ele ainda é reversível. Caso a paciente não goste do resultado pode ser aplicada a enzima hialuronidase nos lábios para reverter o procedimento.
Se você se interessou pelo preenchimento labial, procure um médico especializado na técnica para saber mais e invista na sua aparência de maneira segura!
Comment