Com o avançar da idade, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar aparentes na superfície da pele. Primeiro surgem linhas finas e, com o passar dos anos, as rugas, a acentuação dos sulcos faciais e a perda de contornos faciais que denotam jovialidade.
Alguns incômodos com essas alterações podem começar a surgir. Com o passar do tempo observamos uma descida dos tecidos devido a uma flacidez da musculatura e da pele, além de uma perda do volume facial
Ritidoplastia: o que é?
Atualmente existem diversos produtos e procedimentos que visam amenizar esses efeitos do tempo na pele e dentre eles está o Lifting Facial, também conhecido como Ritidoplastia, que é uma cirurgia direcionada para a correção das alterações do envelhecimento da pele em regiões específicas como rosto e pescoço.
De forma detalhada, a Ritidoplastia reposiciona as estruturas da face e retira o excesso de pele em casos de flacidez, melhorando significativamente:
- O aspecto flácido do terço médio da face;
- Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores e ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;
- Os locais em que a gordura abaixou ou se deslocou na face e pescoço;
- A perda de tônus muscular na face inferior, grande causadora da “papada” e pele frouxa;
- Excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.
Vale lembrar que a Ritidoplastia não altera as características faciais e não é capaz de interromper o processo natural de envelhecimento, apenas suavizá-lo, dando um aspecto mais jovial e saudável à pele. O objetivo é recuperar a aparência jovem e descansada de algum tempo atrás.
Como a Ritidoplastia é realizada?
O cirurgião inicia o procedimento realizando a liberação da pele, separando-a da camada músculo-aponeurótica da face. Após esse passo é possível, com o auxílio de pontos cirúrgicos, reposicionar as estruturas profundas, dando um aspecto de elevação (ou lifting). Finalmente, a pele é acomodada sem tensão excessiva por cima da nova arquitetura facial, e as suas sobras são então retiradas.
Nos pacientes em que há deficiência de volume em algumas áreas, muitas vezes é realizada a Lipoescultura Facial com enxerto de gordura do próprio paciente nas pálpebras inferiores, região malar (maçãs do rosto), lábios, mandíbula e queixo.
Muitas vezes a Ritidoplastia pode ser associada a outros procedimentos como Lifting de Supercílios, para corrigir a flacidez e a queda das sobrancelhas, à Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) para rejuvenescer os olhos e Peeling ou Laser, objetivando a melhora da qualidade da pele.
No momento de decidir…
Para que esta decisão seja tomada com segurança e assertividade, uma avaliação pré-operatória minuciosa deve ser feita pelo médico cirurgião plástico. É nesta oportunidade que as principais dúvidas sobre a Ritidoplastia individual ou associada a outras técnicas serão esclarecidas.
A consulta pré-operatória também é o momento em que serão alinhadas as expectativas e possibilidades de resultados e comunicado ao cirurgião plástico qualquer doença que possa impedir ou dificultar a realização da cirurgia, como alergia, pressão arterial, diabetes, problemas de coagulação etc.
Detalhes da Ritidoplastia
Este procedimento pode durar em torno de duas a três horas e normalmente, a recuperação evolui de forma mais rápida, mas nos primeiros sete dias o paciente deve evitar a exposição a lugares públicos, depois de 10 dias em média pode voltar ao convívio social e até 30 dias após a cirurgia deve recuperar seu aspecto normal.
As cicatrizes decorrentes da Ritidoplastia passam pela frente da orelha, contornando-a por baixo, podendo entrar na região do cabelo (nuca). Pode ainda atingir a região das têmporas em alguns casos. Elas são cuidadosamente posicionadas para que fiquem com bom aspecto no pós-operatório, e o mais escondido possível.
Mais uma vez, venho ressaltar que qualquer procedimento cirúrgico deve ser realizado exclusivamente por um especialista em cirurgia plástica. A qualificação é um fator determinante para reduzir ao máximo os riscos e possibilitar melhores resultados.
Referências
Lifting Facial (Ritidoplastia)
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/lifting-facial/
Ritidoplastia
https://www.sbcpmg.org.br/cirurgia/ritidoplastia/
Conheça a Ritidoplastia e saiba como o tratamento combate as rugas
What is a facelift?
Comment