A Toxina Botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, encontrada em muitos ambientes naturais, incluindo solos, lagos e florestas. A bactéria também pode ser detectada no trato intestinal de mamíferos e peixes e nas brânquias e órgãos de caranguejos e outros crustáceos.
Interessante, não é? Mas neste artigo falaremos da utilização da Toxina Botulínica na medicina, que hoje é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial.
Toxina Botulínica x Rejuvenescimento Facial
Franzir a testa, apertar os olhos, mastigar e até mesmo sorrir são movimentos faciais que eventualmente podem ocasionar sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Algumas rugas dão ao rosto um aspecto cansado, triste ou até irritado.
A aplicação da Toxina Botulínica, cuja marca mais conhecida é o Botox, atualmente é considerada uma das técnicas mais rápidas, seguras e efetivas para cuidar da beleza, já que atenua estas indesejadas rugas e linhas de expressão faciais, podendo ser aplicada na região frontal (linhas da testa), ao redor dos olhos, nos vincos entre as sobrancelhas, nas rugas ao redor dos lábios, do pescoço e do colo.
E como o Botox funciona?
A substância atua bloqueando os sinais nervosos musculares, enfraquecendo-os para que os músculos não se contraiam, diminuindo, então, as rugas faciais. O Botox pode ser associado a outros procedimentos estéticos para melhores resultados, tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão. Esta combinação de terapias ainda pode ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.
E não para por aí, o Botox também tem efeitos que vão além da estética e é utilizado para fins terapêuticos como:
- Tratamento da Paralisia muscular
O uso do Botox tem se mostrado muito efetivo no controle e no equilíbrio da função muscular nos casos da paralisia facial, deixando o rosto mais simétrico. Além de apresentar bons resultados estéticos e funcionais, a aplicação da substância nestas situações atua principalmente na elevação da autoestima do paciente.
- Tratamento de Blefaroespasmos
O Botox atua enfraquecendo os músculos que fecham os olhos, fazendo com que a abertura fique mais fácil e a capacidade visual mais plena, além de melhorar a estética facial.
- Tratamento da Hiperidrose (suor excessivo)
O Botox paralisa as fibras musculares, responsáveis por promover a saída do suor da glândula sudorípara.
Gostou desse conteúdo? Curta e compartilhe com os seus amigos! Se quiser também saber mais sobre a Toxina Botulínica, agende a sua consulta.
Referências
Botulinum Toxin
https://www.plasticsurgery.org/cosmetic-procedures/botulinum-toxin
Everything you need to know about Botox
https://www.medicalnewstoday.com/articles/158647.php
Toxina Botulínica
Muito além da beleza: Botox ajuda no tratamento de 8 doenças
Cirurgião Plástico em Porto Alegre e Capão da Canoa.
Comment