No final da gestação ou no período pós-parto, você percebeu que o seu corpo mudou de alguma forma?
Muitas mulheres, após a gravidez, voltam à sua rotina normal de alimentação balanceada e exercícios físicos. Porém é possível que o corpo ainda assim permaneça com as mudanças adquiridas na gestação, já que os efeitos físicos e hormonais nesta fase causam diversas alterações no corpo da mãe. Apesar de ser um fator natural, a insatisfação de muitas mulheres com a própria aparência acaba sendo inevitável.
Se você sente desconforto ou se essas mudanças impactaram a sua autoestima, saúde emocional e bem-estar, tenho uma boa notícia para você! Com o avanço das técnicas relacionadas às cirurgias plásticas, o tratamento das principais alterações do corpo após a gestação, que nos Estados Unidos é conhecido como “Mommy Makeover”, pode te ajudar a resgatar a satisfação de estar bem consigo.
Diante de tudo isso, ainda vale ressaltar que antes de qualquer procedimento cirúrgico pós-gestação, você deve ter em mente que a paciência é uma grande aliada. Por isso, antes de começar a falar sobre o Mommy Makeover, o ideal é que você esteja ciente de que o tempo de espera para realizar qualquer procedimento como este deve ser de pelo menos seis meses após o parto ou três meses depois de finalizar a amamentação.
Quer saber o motivo?
Este é o tempo que a parede abdominal, por exemplo, necessita para se reestruturar completamente antes de passar por uma abdominoplastia. Além disso, após nascer, o bebê também precisará muito dos cuidados maternos, exigindo bastante do corpo da mãe.
Mas afinal, o que é o Mommy Makeover?
Caracterizada como uma restauração completa da aparência do corpo da mulher após a gravidez, o Mommy Makeover associa em um único tempo cirúrgico, procedimentos que atuam exatamente nas áreas corporais que são alteradas no processo da gravidez, tais como região abdominal, seios, coxas e quadris.
Em geral, são realizadas cirurgias como a Abdominoplastia (ou miniabdominoplastia) e a Mamoplastia, que pode ser de aumento ou redução ou somente a Mastopexia (elevação da mama). A Lipoaspiração do abdome, tronco, braços e coxas também pode ser um procedimento associado a essas técnicas.
Por que estas intervenções são indicadas?
A Abdominoplastia pode estar indicada porque durante a gestação, o aumento de volume do abdome pode causar flacidez e excesso de pele, percebidos quando esta mesma região retorna à forma original. Essa mudança também pode alterar o aspecto do umbigo.
Já os procedimentos direcionados às mamas podem ser indicados porque os seios também sofrem diversas alterações após a gestação, geralmente devido à amamentação. Quando essa fase se encerra, a pele que foi esticada, muitas vezes perde parte da sua capacidade de retração, gerando flacidez, excesso de pele e queda da mama.
O que o cirurgião plástico considera…
Apesar desse conceito relativamente novo que remete a ideia de um “pacote”, os procedimentos realizados são aqueles que nós cirurgiões plásticos já estamos acostumados a praticar frequentemente. Contudo, como aborda diversas áreas do corpo em uma única cirurgia, os cuidados para a sua realização são extremamente importantes. Alguns fatores que devem ser observados antes da cirurgia são:
- O que causa desconforto à paciente e o que ela deseja restaurar;
- Tipos de incisões e cicatrizes que serão utilizadas;
- Possibilidade de colocação de uma prótese de silicone nos casos de mamoplastia de aumento ou mastopexia.
- Condições de saúde da paciente e o local onde será realizado o procedimento;
Como saber se o Mommy Makeover é indicada para mim?
Abaixo estão listados os principais desconfortos e queixas que podem ser corrigidos com esta intervenção cirúrgica. Se você se encaixa em alguma delas, o Mommy Makeover pode ser uma excelente opção! Confira:
- Alterações mamárias que podem ser tratadas: perda ou aumento de volume após a gestação, flacidez, assimetrias, excesso de pele, queda da mama (ptose), alterações no formato dos seios ou alterações nas aréolas e mamilos;
- Alterações abdominais que podem ser tratadas: excesso de pele (abdome em avental), abaulamento do abdome (todo ou somente da parte inferior), “perda” de cintura e “envelhecimento” do umbigo;
- Presença de acúmulos de gordura no abdome, tórax, braços e coxas.
Vale ressaltar novamente que o seu procedimento deve ser totalmente personalizado e levar em consideração as suas necessidades físicas, pois existem casos em que todos os procedimentos citados são úteis para algumas mulheres e outras vezes que somente um ou dois sejam necessários de fato.
Recomendações
Se você leu este ARTIGO até aqui, é possível que ainda esteja se perguntando: “Doutor, e se eu quiser engravidar novamente, ainda assim posso fazer a cirurgia?”.
Embora isso não seja nenhuma contraindicação, para as pacientes que ainda desejam ter mais filhos, ou mesmo para aquelas que buscam perder algum excesso de peso restante da gestação, o recomendável é tentar postergar a ideia de realizar o procedimento nesse momento. É possível que com uma nova gestação ou instabilidade do peso corporal exista também uma grande chance de que os resultados da Mommy Makeover sejam perdidos.
Então, é por essas e outras dúvidas que a orientação de um cirurgião plástico membro da SBCP (Sociedade Brasileira Cirurgia Plástica) torna-se fundamental, pois é somente na consulta médica que os melhores procedimentos para o seu caso poderão ser indicados, assim como o tempo certo de realizá-los. Certifique-se de amadurecer a ideia e analisar suas expectativas, principalmente para que o sentimento de segurança e confiança esteja presente no momento da decisão.
Comment